quarta-feira, 8 de abril de 2015

Você sabia?

Papa exorta escoteiros a caminhar com esperança no futuro

Francisco falou ao Movimento Adultos Escoteiros Católicos Italianos, que completa 60 anos de fundação
Jéssica Marçal
Da Redação
papa_escoteiros_presidente do movimento
Francisco cumprimenta a presidente nacional do movimento antes de falar aos demais membros / Foto: Reprodução CTV
Traçar um caminho com esperança no futuro, foi a exortação do Papa Francisco aos membros do Movimento Adultos Escoteiros Católicos Italianos, recebidos em audiência neste sábado, 8, no Vaticano. O Santo Padre indicou três vias para os escoteiros realizarem sua missão: fazer caminho na família, junto à criação e na cidade, sempre testemunhando o amor de Jesus.
Representantes do movimento agradeceram ao Papa por estar presente nessa comemoração dos 60 anos de fundação. Francisco agradeceu pelo trabalho desempenhado pelo grupo na Igreja e na sociedade, testemunhando o Evangelho segundo o estilo próprio dos escoteiros, que têm “caminho” como terminologia típica.
“Façam caminho em família”, foi o primeiro pedido do Santo Padre. Ele recordou que a família sempre permanece a célula da sociedade, lugar onde todas as vocações dão os primeiros passos. Para movimentos como esse dos escoteiros, Francisco enfatizou que a educação em família é uma escolha prioritária e requer diálogo e escuta.
Papa recebeu de presente o lenço com o símbolo dos escoteiros / Foto: Reprodução CTV
Papa recebeu de presente o lenço com o símbolo dos escoteiros / Foto: Reprodução CTV
O segundo aspecto destacado por Francisco foi a necessidade de dar atenção à questão ecológica, que é vital para a sobrevivência do homem e não pode ser reduzida à questão meramente política. Ele lembrou que a criação é um presente confiado ao homem pelo Criador e merece respeito.
“Viver em contato mais estreito com a natureza, como vocês fazem, implica não só o respeito para com essa, mas também o empenho para contribuir concretamente para eliminar o desperdício de uma sociedade que tende sempre mais a descartar bens ainda utilizáveis e que podem ser doados a quantos precisam”.
A última mensagem deixada por Francisco foi que os escoteiros façam caminho também na cidade, onde são chamados a ser como o fermento que fermenta a massa, oferecendo uma sincera contribuição para realizar o bem comum.
“Em uma sociedade complexa e multicultural, vocês podem testemunhar com simplicidade e humildade o amor de Jesus por cada pessoa, experimentando também novos caminhos de evangelização, fiéis a Cristo e fiéis ao homem, que na cidade muitas vezes vive situações difíceis e às vezes corre o risco de se perder, de perder a capacidade de ver o horizonte, de sentir a presença de Deus”.
Após o discurso do Papa, os escoteiros renovaram sua promessa, tendo o coro liderado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Escoteiros renovam sua promessão na presença do Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV
Escoteiros renovam sua promessa na presença do Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário